Após lançar um plano com internet ilimitada, a Algar Telecom iniciou os primeiros testes em público com a tecnologia 5G na faixa de 3,5 GHz. De acordo com a operadora, a demonstração da nova rede está sendo feita na cidade de Uberlândia (MG) e utiliza equipamentos desenvolvidos pela chinesa Huawei.

Além disso, a demonstração ficará aberta ao público por 10 dias, sendo que ela também marca a comemoração dos 89 anos do Grupo Algar. Em testes de latência, o 5G da operadora chegou a 6 ms, sendo que a taxa de download superou os 1 Gbps. O diretor de operações e tecnologia da companhia, Luis Lima, disse:

Como as especificações da nova arquitetura do core de rede do 5G ainda estão em andamento, a tendência é que [a latência] caia ainda mais, permitindo no futuro serviços de maior confiabilidade e baixa latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância.

A Algar também ressaltou que essa demonstração está sendo feita com base em uma licença da Anatel. Por isso, o serviço não poderá ser comercializado, uma vez que a agência reguladora ainda não fez o leilão de frequências.

Até o momento, não há uma previsão para que esse leilão seja realizado. Mesmo assim, tudo indica que ele não deve sair antes do segundo semestre de 2020. A Anatel apenas indica que a análise do edital deve começar em cerca de 30 dias.

Caso você more em Uberlândia, a demonstração em público acontecerá até o dia 20 de outubro no Espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileusa. No local, a Algar utiliza um Huawei Mate 20 X para demonstrar a velocidade do 5G em comparação com a rede 4G.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *